Rio Innovation Week 2025: evento deve aquecer economia carioca com R$ 4 bilhõese criar 22 mil empregos

Um mergulho no futuro

Prepare-se, Rio de Janeiro! O palco está montado e as cortinas estão prestes a subir para mais uma edição do Rio Innovation Week, que ocorrerá entre os dias 12 e 15 de agosto, no sempre glamouroso Pier Mauá. Prometendo uma injeção impressionante de R$ 4 bilhões na economia local e a criação de nada menos que 22 mil empregos diretos e indiretos, o evento certamente não está para brincadeira. A expectativa de receber nada menos que 185 mil visitantes faz qualquer carioca acreditar que as praias de Ipanema finalmente ganharão alguma concorrência à altura.

Economia em ebulição

Para os setores que já se antecipam, toda essa movimentação econômica é uma lufada de ar fresco, especialmente para a hotelaria, turismo, restaurantes e transportes. A rede hoteleira já vê suas reservas dispararem – não que precisássemos de outro motivo para justificar a superlotação na Zona Sul, mas aqui estamos.

Entre os setores que comemorarão, a tecnologia desbravadora liderará a frente, com nada menos que 2 mil startups e 300 expositores prontos para mostrar que o futuro já chegou. Quem diria que uma arena de parcerias, como o ‘VC Square’ e o ‘Deep Tech Stage’, poderia ser montada bem no coração de uma cidade que, com sorte, também amará Wi-Fi tão intensamente quanto seu futebol.

Tecnologia com uma pitada de ética

Este ano, o evento terá como tema central “Um olhar através da ética”, o que, convenhamos, é sempre um desafio quando falamos em tecnologia. A ideia é pensar em como ser inovador e ainda dormir com a consciência tranquila. Quem sabe, ao fim do evento, não estejamos todos respirando aliviados por termos descoberto como fazer isso funcionar.

E, como se a promessa de tecnologia verde e ética não fosse suficiente, todo o rebuliço encontra espaço no agora revitalizado Pier Mauá, consolidando o sonho megalomaníaco da prefeitura em transformar o Rio não apenas no destino dos sonhos de férias, mas como uma capital de inovação.

Espetáculo imperdível

Com 8 mil metros quadrados de experiências imersivas, instalações de arte digital e, a cereja do bolo, o NAM Atlântico provará que, em matéria de inovação e tecnologia, podemos até mesmo embarcar em navios de guerra para aprender a criar cidades futurísticas.

Em um cenário onde eventos como o Web Summit já estão confirmados até 2028, parece que o Rio tem um novo hobby, além do samba e do futebol: a inovação. Só nos resta torcer que a cidade consiga gerir bem tudo isso – e que, no final das contas, possamos ver um Rio de Janeiro mais próspero e com menos buracos na rua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like